Market Share

Market Share (termo mais comum no Brasil), ou pela tradução literal do inglês “quota de mercado” (termo mais comum em Portugal) ou ainda fatia de mercado, participação no mercado, porção no mercado etc. O termo em inglês tem a seguinte composição: market significa mercado e share, divisão ou quota.

Exemplo de uma representação da quota de mercado, num gráfico de setor. Nesse caso o produto A, B e C dominam juntos o mercado, sendo que o A possui a maior fatia do mercado.

A expressão tem como tradução participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa. Divide-se o número total de unidades que a empresa vendeu pelo total de unidades vendidas no segmento em que a empresa atua. O valor pode ser obtido ainda da divisão do valor total em vendas da empresa pelo valor total em vendas do segmento.

O valor de um produto ou serviço as vezes aumenta exponencialmente com o market share, pois quanto mais útil ele se torna, mais essencial será para os consumidores ou comunidades de usuário. Porém, esta equação nem sempre é verdadeira, principalmente quando analisamos mercados regidos por uma política de guerra de preços.

Como Kotler (2000) afirma, se as vendas de determinada empresa crescerem 5 por cento ao ano, mas as vendas do setor crescerem 10 por cento ao ano, a empresa estará perdendo participação no mercado, pois não estará conseguindo acompanhar o crescimento setorial. é verdade hoje em dia o market share esta voltado para o desenvolvimento de novas empresas para entre si fazer uso de novos atributos e saber quanto cada empresa tem de porção do mercado

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quota_de_mercado