Caminhos da Energia – Tudo é Energia – CPFL

Hoje em dia só damos mais valor a energia quando vem a conta de Luz ou quando falta energia, porem todos sabemos que sem a energia o mundo para, será que consiguiriamos sobreviver sem energia nos dias de hoje?
O primeiro episódio da série desvenda o funcionamento da cidade e sua dependência por energia como conseqüência do nosso estilo de vida. Como a energia foi percebida há séculos? Que logística faz com que chegue aos lares brasileiros? Quanto uma cidade contemporânea brasileira consome? Estamos vulneráveis num futuro próximo? Que fontes alternativas estão sendo experimentadas? Qual é o potencial brasileiro de superação numa possível crise energética?
Participam deste episódio: Carlos Nobre (pesquisador do INPE); David Zylbersztajn (especialista em Energia); Fábio Feldmann (consultor em Sustentabilidade); Hermes Chipp (presidente da NOS); José Goldemberg (professor da USP); Maurício Tolmasquim (presidente da EPE); Nelson Hubner (diretor geral da Aneel); Roberto Schaeffer (professor da Coppe UFRJ) e Luiz Pinguelli Rosa (diretor da Coppe UFRJ).

Neste episódio são analisadas as diversas fontes energéticas e sua importância ao longo dos séculos em uma viagem que chega ao estágio atual da produção e consumo de energia. Os telespectadores poderão conhecer também experiências de pessoas da cidade contemporânea que ainda utilizam fontes primitivas de energia de forma criativa e eficiente, como um fogão à lenha, um moinho ou carroças movidas à tração animal.
Participam deste episódio: Arildo Resende (produtor rural); Claudio Sales (presidente do Instituto Acende Brasil); José Goldemberg (professor da USP); Luiz Carlos Soares (historiador); Sérgio Besserman (prof. de Economia da PUC-RJ) e Roberto Schaeffer (prof. da Coppe UFRJ).

Fan Page do programa: https://www.facebook.com/CaminhosDaEnergia

Tags: